Por que pacientes diabéticos têm o risco aumentado para desenvolver alguns tipos de câncer?

Já faz muitos anos que cientistas e profissionais da saúde estudam uma possível relação entre o diabetes e o câncer. Afinal, duas doenças de alta incidência e que possuem correlações são alvo de muitos questionamentos e motivo de atenção para pacientes oncológicos em tratamento.

É fato que o envelhecimento, o sedentarismo e, consequentemente, a obesidade, possuem um papel importante nos grupos de risco das duas doenças. No entanto, o mais alarmante é que pessoas com diabetes tipo 2, por exemplo, possuem 2 vezes mais chances a mais de desenvolver câncer de pâncreas e fígado, entre outros tipos.

O curioso caso do câncer de bexiga

O câncer de bexiga é o sétimo mais frequente no Brasil de acordo com o INCA. Muitas vezes o problema é relacionado diretamente ao uso do cigarro – e isso não está errado – porém algo que deixamos de lado é a sua relação com o diabetes.

De acordo com a Associação Americana de Diabetes, entre os cânceres mais comuns nas pessoas que vivem com o diabetes está o de bexiga junto com mama, pâncreas e intestino. O problema é que o Brasil é um dos países no mundo como o maior número de diabéticos e quase metade destas pessoas ainda nem sabe que convive com a doença diariamente por falta de acompanhamento e diagnóstico.

Afinal, qual a relação entre câncer e diabetes?

É importante deixar claro que não se sabe ao certo quais mecanismos ligam essas duas doenças e qual a relação direta entre ambas. Estudos do Journal of The National Cancer Institute (JNCI) apontaram certa vez que o tempo de diagnóstico interfere diretamente no problema.

Outros afirmam que o aumento da produção da insulina pelas células beta por conta da resistência à ação da insulina pode estimular o surgimento de células tumorais que sofrem influência desse processo como um todo. Há quem teorize que mudanças de DNA provocadas pela hiperglicemia podem também contribuir para o problema.

E agora?

O mais importante depois de todas essas informações é deixarmos claro que ser diagnosticado(a) com diabetes não significa que você desenvolverá câncer.

Porém, é importante estar atento aos sinais e contar com um acompanhamento constante do seu médico para evitar problemas e obter um diagnóstico rápido que ajuda (e muito) no combate a qualquer doença, principalmente quanto o assunto é o câncer.

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar o CEPHO em todas as redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.

É profissional de saúde? Acesse nossa área exclusiva e cadastre-se em nossa newsletter!