site-cepho-pesquisa-oncologia-faq-banner

FAQ - Dúvidas frequentes​

A Pesquisa clínica nada mais é do que um suporte a comunidade científica para identificar novas descobertas a respeito de medicamentos e terapias inovadoras que possam melhorar a qualidade de vida de pacientes acometidos por doenças diversas.

A Pesquisa Clínica como ferramenta de inovação, serve principalmente para buscar minimizar os sintomas ou desdobramentos de doenças que podem afetar o organismo de forma específica ou integral, ou até mesmo encontrar uma forma de curá-la plenamente.

Para participar de um estudo clínico será necessário que profissionais do centro de pesquisa façam uma revisão de seus exames e consultas. Nem todos os pacientes com câncer podem ser incluídos em um estudo clínico. A participação, mesmo que seja voluntária, depende da conferência de diversos critérios. Estes critérios visam garantir a segurança dos participantes.

Não, a sua inscrição não garante a sua participação. Isso porque, após a sua inscrição, os profissionais que conduzirão a pesquisa farão uma avaliação sobre o seu perfil, e se ele for condizente com as especificidades do estudo, você poderá então se tornar um participante de pesquisa.

Todos os estudos com pacientes só são efetivados depois de aprovados com o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

O Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), foi criado com a intenção de defender os interesses dos participantes de pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos.

Benefícios:

  • Acesso à novos tratamentos, os quais ainda não estariam disponíveis na prática clínica;
  • Consultas e exames com mais frequência, conforme descrito nos protocolos clínicos;
  • Colaboração voluntária para o avanço das terapias para a melhor oferta de tratamentos futuros com medicamentos mais eficazes e seguros.

Riscos:

  • Possíveis efeitos colaterais, alguns ainda não conhecidos;
  • Exigência de maior disponibilidade do participante de estudo clínico, tendo em vista a necessidade de acompanhá-lo com maior frequência.
Este tempo varia de acordo com cada protocolo clínico, dependendo também dos resultados dos exames e da avaliação do time do estudo para verificar se o paciente possui o perfil exato para participar do estudo. O tempo pode variar de 15 à 40 dias.
Sim, sua participação é voluntária. Isso permite que você saia do estudo a qualquer momento com a retirada do termo de consentimento.

Os profissionais envolvidos em uma pesquisa clínica são multidisciplinares, ou seja, podem ser médicos, farmacêuticos, enfermeiros, biomédicos, entre outros.

Av. Príncipe de Gales, 821 | Anexo III
Vila Príncipe de Gales | Santo André/SP

+55 11 96482.1051

Newsletter