É possível desenvolver câncer de pulmão mesmo sem nunca ter fumado?

Conheça os principais mitos e verdades sobre a doença e tire suas dúvidas sobre a influência dos hábitos de vida no desenvolvimento do câncer de pulmão

O câncer de pulmão é uma doença que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, sendo uma das principais causas de morte relacionadas ao câncer. A maioria dos casos está relacionada ao tabagismo, mas há muitos outros fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença.

Neste blog, vamos explorar alguns mitos e verdades sobre o câncer de pulmão que precisam ser esclarecidos.

1. É possível desenvolver câncer de pulmão mesmo sem nunca ter fumado.

Verdade

Embora o tabagismo seja a principal causa do câncer de pulmão, é possível desenvolver a doença sem nunca ter fumado.

Outros fatores de risco incluem a exposição à poluição do ar, radônio e outras substâncias químicas nocivas. Além disso, alguns casos de câncer de pulmão são hereditários. É comum que pacientes que nunca fumaram descubram a presença de tumores ao investigarem outras enfermidades.

Durante a pandemia, devido à realização de exames de imagem, como raio-x e tomografia nos pulmões, muitos casos como esses foram detectados.

2. O câncer de pulmão não tem cura.

Mito

Embora o câncer de pulmão possa ser uma doença grave, especialmente quando não é detectado em estágios iniciais, muitas pessoas sobrevivem à doença com tratamento adequado.

Atualmente, existem várias opções de tratamento para combater a doença e prolongar a sobrevida dos pacientes. Além da quimioterapia e da imunoterapia, pode-se recomendar a intervenção cirúrgica. Com o progresso da medicina, também há a possibilidade de tratamentos personalizados conforme a gravidade da doença e a necessidade do paciente.

3. Todos os tipos de câncer de pulmão são iguais.

Mito

Existem dois tipos principais de câncer de pulmão: o carcinoma de células não pequenas e o carcinoma de células pequenas. O primeiro é o tipo mais comum e pode ser subdividido em três subtipos: adenocarcinoma, carcinoma de células escamosas e carcinoma de grandes células. Já o segundo é menos comum, mas é mais agressivo e tende a crescer e se espalhar mais rapidamente.

4. É possível diagnosticar a doença antes do início dos sintomas.

Verdade

Muitos acreditam que só seja possível diagnosticar o câncer de pulmão após o início dos sintomas. No entanto, embora essa doença seja geralmente silenciosa e apresente poucos sinais, é possível detectá-la por meio de exames preventivos de imagem, como a tomografia de tórax de baixa dosagem anual. Esse exame é recomendado para pessoas acima de 55 anos com histórico de tabagismo, e quanto mais cedo o diagnóstico for feito, maiores serão as chances de cura.

5. Um médico sozinho pode tratar um paciente com a doença.

Mito

Oncologistas, pneumologistas, cirurgiões torácicos ou rádio-oncologistas são alguns dos profissionais que podem estar envolvidos no tratamento de pacientes com câncer de pulmão. Eles auxiliam nas decisões clínicas, recomendando o melhor tratamento para cada caso específico, e acompanham o paciente antes, durante e depois do tratamento, garantindo uma abordagem completa e eficaz.

O câncer de pulmão é uma doença complexa e multifatorial, que pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou hábitos de tabagismo. É importante estar ciente dos fatores de risco e sintomas da doença e buscar atendimento médico imediatamente se houver alguma preocupação. Além disso, manter um estilo de vida saudável pode ajudar a reduzir o risco de câncer de pulmão e outras doenças graves.

Nós do CEPHO buscamos, todos os dias, contribuir para o avanço da medicina e para o desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos que sejam acessíveis a todos os pacientes oncológicos, permitindo assim que milhares de pessoas possam desfrutar de uma vida com mais saúde e qualidade.

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar o CEPHO em todas as redes sociais: InstagramFacebook e LinkedIn.

É profissional de saúde? Acesse nossa área exclusiva e cadastre-se em nossa newsletter!