Os testes genômicos estão impulsionando a personalização do tratamento do câncer

No passado, o câncer tinha a sua classificação criada na maioria das vezes de acordo com a sua localização no corpo do paciente e isso muitas vezes fazia com que estes pacientes recebessem tratamentos iguais (quimioterapias) para diferentes tipos particulares da doença e em estágios diferentes. No entanto, o avanço em testes genômicos estão cada vez mais gerando inovação e evolução em tratamentos personalizados.

Basicamente, a localização de um tumor pode ser a mesma em milhares de indivíduos, no entanto, as características genéticas de DNA que causaram a doença podem ser diferentes de caso para caso.

Agora que sabemos que mudanças no genoma têm papel ativo no câncer, medicamentos e terapias personalizadas podem ser criadas.

Estes testes genômicos oferecem um panorama assertivo do câncer de cada paciente e podem ajudar profissionais da saúde a descobrirem e desenvolverem novas opções de tratamento para o perfil genômico específico. E isso, obviamente, também é parte importante para a área de pesquisa clínica já que diversos pacientes podem ser encaminhados diretamente para centros que vão desenvolver este tipo de terapia.

O que isso pode causar?

De maneira prática, os testes genômicos vão impactar no número de indicações para quimioterapia.

Em ocasiões em que a indicação da quimioterapia pode gerar dúvidas quanto aos benefícios e efeitos colaterais para o paciente, estes testes podem sugerir um panorama mais seguro do seu uso. Hoje, o acesso a esses testes ainda não é facilitado e a participação em pesquisa clínica pode ajudar nesta questão.

O uso de testes genômicos poderia até diminuir os custos de tratamentos com menos pacientes sendo direcionados para quimioterapias que podem ou não surtir efeito.

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar o CEPHO em todas as redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.

É profissional de saúde? Acesse nossa área exclusiva e cadastre-se em nossa newsletter!