Brasil pode ter aumento de 42% nos casos de câncer nesta década

Um estudo da Varian Medical Systems em parceria com a The Economist Intelligence Unit (EIU) divulgou recentemente que o Brasil pode ter um aumento de 42% nos casos de câncer entre 2021 e 2030. Os dados são alarmantes e chamam atenção para um cenário de muita dificuldade para o diagnóstico precoce e também para o acesso a tratamentos por parte dos pacientes.

A pesquisa ainda mostra que em toda a América Latina a previsão ainda chegará a 67% de crescimento da doença. A estatistica conversa com o fato de que o câncer, ao lado das doenças cardiovasculares, representam as maiores causas de doença na região.

No Brasil, isso é resultado de diversos fatores. A estimativa do INCA para o ano de 2022 é de mais de 600 mil novos casos de câncer na população brasileira e muito desse problema se agravou com a crise sanitária provocada pela Covid-19 que interrompeu diversos tratamentos e impossibilitou maiores números de diagnósticos precoces.

O estudo em questão no entanto mostra que o Brasil tem capacidade para se tornar m exemplo na América Latina, porém ainda enfrenta problema para criar um ambiente de atendimento oncológico que seja otimizado.

Pesquisa clínica e a saúde pública

Durante o ano, o SUS (Sistema Único de Saúde) recebe milhares de pacientes com sintomas e doenças diferentes, a fim de obter o auxílio do tratamento público. Esse fato faz com que UPAS e UBS fiquem sobrecarregadas e muitas vezes sem condições de dar o melhor tratamento e conforto para as pessoas.

Percebemos que centros de estudos e pesquisas como o CEPHO se tornaram cada vez mais necessários para trazer tratamentos mais humanizados a todos, principalmente para pacientes com doenças mais sérias, como é o caso do câncer.

Vantagens da pesquisa clínica no Brasil

Apesar das adversidades, o país tem um potencial enorme para ser um protagonista na área de pesquisa clínica, pois possuímos uma relevância demográfica e econômica, além da diversidade étnica e o custo competitivo comparado a outros países.

Em termos econômicos, aqui é muito mais barato realizar estudo do que em outros países e, em questão de diversidade, temos um população heterogênea com uma enorme gama de genótipos, um fator crítico para alguns tipos de estudos e de alta relevância para a pesquisa clínica.

Uma atitude sua hoje pode mudar o futuro de alguém amanhã! Contribuir para o tratamento de diversos pacientes e com o avanço da medicina no combate ao câncer ficou ainda mais fácil. Clique aqui e confira os nossos estudos abertos.

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar o CEPHO em todas as redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.

É profissional de saúde? Acesse nossa área exclusiva e cadastre-se em nossa newsletter!