Quais os benefícios de ser um voluntário em uma pesquisa clínica?

Os participantes de um estudo clínico dão uma enorme contribuição para o desenvolvimento da medicina, possibilitando não apenas a criação de terapias mais seguras e eficazes, como também a construção de um mundo melhor, por meio da oferta de mais qualidade de vidas às pessoas que sofrem com doenças ainda sem tratamentos disponíveis.

Hoje, todas as pesquisas envolvendo seres humanos são guiadas por princípios que garantem sua condução de forma ética. O princípio de não causar danos, por exemplo, preza por maximizar os benefícios e minimizar os riscos, de forma a não prejudicar os indivíduos que estão participando do estudo clínico. O estudo só deve ser realizado se os riscos esperados para o paciente não superarem os benefícios potenciais.

Apesar disso, muitas pessoas ainda ficam inseguras em participar de estudos clínicos e, com isso, acabam perdendo a oportunidade de melhorar a sua condição de saúde. Por isso, é imprescindível que cada vez mais pessoas conheçam também os benefícios envolvidos em sua participação. Confira três deles abaixo:

Acompanhamento de uma equipe de saúde multidisciplinar

Um paciente que participa de um ensaio clínico é supervisionado de perto por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais com diferentes habilidades, que se dedicam ao máximo em oferecer melhores e novas alternativas para o seu tratamento. Muitas vezes, essa opção pode ser difícil de encontrar tanto em estabelecimentos de saúde públicos, como também em privados, sendo assim, um grande diferencial que a pesquisa clínica proporciona aos voluntários.

Durante todo o estudo, o paciente não tem nenhuma despesa.

Você tem acesso aos métodos mais modernos de tratamento e ao uso dos medicamentos mais recentes, antes mesmo de chegarem às farmácias, de forma gratuita! Todos os produtos utilizados, bem como os exames e consultas relacionados ao estudo são custeados pelo patrocinador do projeto. O participante também recebe uma ajuda de custo para o pagamento de despesas relacionadas ao transporte até o centro de pesquisa.

Receber um tratamento mais eficaz para a sua doença.

O tratamento sob investigação pode ser mais eficaz do que outros tratamentos disponíveis no mercado, ou até mesmo, pode proporcionar a cura completa da doença. Com isso, os voluntários podem encontrar uma nova oportunidade de melhorar a sua própria saúde, contribuindo diretamente com a descoberta de novos tratamentos e medicações que, futuramente, poderão salvar muitas vidas.

Se você busca alternativas para realizar um tratamento com um suporte maior, sem custos, avalie a pesquisa clínica como uma opção e venha conhecer o CEPHO de perto!

Aproveite para acompanhar nossas redes sociais e ficar inteirado(a) sobre tudo do universo da pesquisa clínica.