Em dezembro, uma nova campanha ganhou força e se tornou alvo principal em relação ao combate ao câncer, o dezembro laranja.
Essa é uma escolha propícia do mês, uma vez que em dezembro é iniciado o verão no hemisfério sul e, consequentemente, há um aumento do risco do câncer de pele em decorrência da exposição ao sol.
No geral, durante o verão as pessoas viajam mais e costumam frequentar, por exemplo, a praia ou ficam mais expostas ao sol, o que pode ser um grande inimigo de suas saúdes.
Por esse e outros motivos, o dezembro laranja, que é uma campanha consideravelmente recente, está ganhando mais holofotes a cada ano que passa e, assim como nos meses anteriores, transmite uma mensagem poderosa em relação à prevenção do câncer de pele.
Há uma série de ações que as pessoas podem realizar para reduzir a possibilidade de desenvolverem câncer de pele, sendo algumas delas:
- Usar protetor solar quando ficar exposto(a) ao sol e, caso isso ocorra por um longo período, realizar a reaplicação após duas horas ou quando entrar na piscina e/ou mar, mesmo que o produto informe que é resistente à água;
- Evitar o sol das 10h às 16h;
- Procurar ficar em locais com sombra ao invés de permanecer diretamente sob o sol;
- Utilizar bonés ou chapéus de abas largas para se proteger;
- Utilizar óculos de sol com proteção UV;
- Hidratar-se regularmente.
Caso essas medidas sejam adotadas, você poderá aproveitar o seu verão sem grandes problemas e, além disso, estará combatendo os perigos que essa estação traz consigo.
É fundamental que a mensagem do dezembro amarelo chegue às pessoas e as conscientize que, apesar das taxas de tratamento otimistas em relação ao câncer de pele, que ele não deve ser jamais menosprezado.
Precisamos cuidar do nosso bem maior, a nossa saúde!