Tudo o que você precisa saber sobre o câncer de vias biliares

Com as constantes transformações da sociedade, os últimos anos foram marcados pelas novas descobertas na medicina, incluindo aquelas patologias que ainda não eram tão conhecidas ou que não estavam nos temas de pesquisa de anos atrás, como o câncer de vias biliares.

Por mais que o problema seja raro, ou seja, com uma incidência abaixo do comum, os efeitos são similares aos demais tipos de câncer, afetando a saúde e a qualidade de vida do indivíduo, alterando diretamente o bem-estar.

Sendo assim, para evitar qualquer complicação causada pela doença, o primeiro passo é conhecer os sintomas e como o agente pode agir no corpo humano.

O que é o câncer de vias biliares?

Por mais que o termo pareça diferente, é importante ter em mente que o problema afeta a região gastrointestinal, tendo início nas células biliares do fígado. Por mais que o problema tenha relação com uma fatia pequena dos casos malignos, conhecer os sintomas e indícios é o primeiro passo para buscar tratamento.

Nos casos em que a doença afeta a região, uma das principais preocupações são os canais biliares. Quando há o rompimento ou algum dano na área, o organismo começa a sofrer com as respostas do corpo, tentando neutralizar as consequências e trabalhar contra as invasões dos novos agentes.

Vale ressaltar que, de acordo com a região e características, o tumor pode receber diversos nomes, incluindo colangiocarcinomas intra-hepáticos, colangiocarcinoma perihilar ou colangiocarcinoma distal. A identificação precoce é o caminho para pensar no melhor tratamento e avaliar o que pode ser feito em cada situação, priorizando a saúde do paciente.

Quais são os principais sintomas?

Uma das principais dificuldades na identificação é a forma como o tumor age no organismo. Isso porque os primeiros sintomas podem aparecer nas fases mais avançadas, em momentos delicados para o tratamento.

São poucas as situações em que é possível identificar o problema ainda no início. Entretanto, conhecer a lista é essencial para ficar atento ao funcionamento dos órgãos. Confira:

• Cansaço;
  • Dor abdominal;
  • Fezes esbranquiçada e urina escurecida;
  • Febre;
  • Perda de peso;
  • Coloração amarelada na pele e nos olhos;
  • Falta de apetite;
  • Coceira pelo corpo.

O surgimento dos sintomas deve ser acompanhado de perto, verificando as possíveis causas e reações dos tratamentos, com algumas possibilidades de diagnóstico. Pela dificuldade na detecção, o acompanhamento é primordial na luta contra o câncer de vias biliares.

Quais são as causas do colangiocarcinoma?

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de aparecimento do problema. Doenças como a hepatite, consumo de drogas e álcool, cistos, obesidade, diabetes, problemas relacionados com a gordura no organismo e infecções por vermes são algumas das causas mais conhecidas.

Sendo assim, ao detectar algo diferente, a primeira opção é sempre procurar ajuda médica para identificar os sinais e quais são as formas de tratamento para cada tipo de câncer de vias biliares, levando em consideração o estágio e possíveis agravantes.

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar o CEPHO em todas as redes sociais: InstagramFacebook e LinkedIn.

É profissional de saúde? Acesse nossa área exclusiva e cadastre-se em nossa newsletter!