Conheça os tipos de leucemia que existem e quais as suas diferenças

A leucemia é um tipo de câncer que afeta as células sanguíneas e pode ser dividida em vários subtipos, cada um com características e tratamentos específicos.

Para compreender qual é a forma certa de cuidado, sintomas e tratamentos, confira os tipos mais conhecidos da doença:

Leucemia linfocítica aguda (LLA)

A LLA é o tipo mais comum em crianças, mas também pode afetar adultos. Ela começa nas células imunológicas chamadas linfócitos, que são responsáveis pela defesa do organismo contra infecções.

Na LLA, as células anormais se multiplicam rapidamente e não funcionam corretamente, o que pode causar sintomas como fadiga, febre, infecções frequentes e dor nos ossos. O tratamento envolve quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea.

Leucemia mieloide aguda (LMA)

A LMA começa na produção das células sanguíneas na medula óssea, chamadas de mieloides ou mieloblásticas.

É o tipo mais comum em adultos e pode se desenvolver rapidamente, causando sintomas como fadiga, anemia, infecções frequentes e dor nos ossos. O tratamento geralmente envolve quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea.

Leucemia linfocítica crônica (LLC)

A LLC é um tipo de leucemia que afeta principalmente adultos mais velhos. Ela começa nas células linfocíticas e se desenvolve lentamente, muitas vezes sem causar sintomas visíveis.

Quando os sintomas aparecem, podem incluir fadiga, infecções frequentes, inchaço dos gânglios linfáticos e dor abdominal.

Assim como nos outros casos, o tratamento pode incluir quimioterapia, imunoterapia e terapia direcionada.

Leucemia mieloide crônica (LMC)

A LMC é um tipo raro de leucemia que afeta principalmente adultos. A patologia se desenvolve lentamente, muitas vezes sem causar sintomas por anos.

Entretanto, as reações incluem  fadiga, anemia, infecções frequentes, dor abdominal e inchaço do baço. Terapia direcionada e transplante de medula óssea são alguns dos tratamentos.

Leucemia de células peludas (LCP)

A LCP é um tipo raro de leucemia que afeta principalmente homens mais velhos. A principal resposta do corpo é uma quantidade excessiva de células “peludas” que interferem na produção de células sanguíneas normais.

Fadiga, infecções frequentes e aumento do baço são alguns dos sintomas e o tratamento inclui quimioterapia, imunoterapia e terapia direcionada.

Leucemia de células T do adulto (LCTA)

A LCTA é um tipo raro de leucemia que afeta principalmente adultos. Ela começa nas células T do sistema imunológico e geralmente está associada ao vírus da leucemia humana de células T tipo 1 (HTLV-1).

Perda de peso, infecções frequentes e inchaço dos gânglios linfáticos são os sintomas e os cuidados incluem quimioterapia, terapia direcionada e transplante de medula óssea.

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar o CEPHO em todas as redes sociais: InstagramFacebook e LinkedIn.

É profissional de saúde? Acesse nossa área exclusiva e cadastre-se em nossa newsletter!