Conheça mais informações sobre o câncer de estômago!

O câncer de estômago, também chamado de câncer gástrico, é um aumento anormal de células produzidas na mucosa, primeira camada do estômago. Conforme o tumor cresce, ele se instala nas camadas seguintes e, quando essas células migram para a corrente sanguínea, pelos vasos linfáticos ou pelas cavidades, elas podem resultar no início de uma metástase.

Atualmente, o câncer de estômago é o quinto tumor mais comum em todo o mundo. De acordo com o INCA, no Brasil, ele é o terceiro tipo mais frequente entre homens e o quinto entre as mulheres com a estimativa total de mais de 20 mil casos novos apenas em 2020.

Embora o problema possa ser causado por diversos motivos, a doença está associada fortemente a uma dieta ruim, sedentarismo e tabagismo. Outros fatores como a idade (é mais comum entre pessoas de 60 e 70 anos, embora esteja avançando entre os jovens também) e o histórico familiar também são comuns.

Quando falamos de câncer de estômago, o tipo mais comum é o adenocarcinoma, responsável por mais de 90% dos casos. Ele é aquele que se desenvolve a partir das células que formam a camada mais interna do estômago – no caso, a mucosa como já foi citada anteriormente.

No entanto, também existem os casos mais raros que correspondem entre 5% e 10% dos casos e incluem os tumores neuroendócrinos, os tumores estromais do trato digestivo e os linfomas.

Se você quer ajudar no desenvolvimento da medicina a partir de tratamentos promissores que podem aumentar a qualidade de vida dos pacientes de câncer de estômago, venha conhecer o nosso estudo aberto sobre a doença!