No dia em que se celebra o Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo, gostaríamos de falar sobre a relação entre os dois temas.
Apesar dos muitos estudos relacionando o abuso de álcool com o desenvolvimento de tipos específicos de câncer, pouco se sabe sobre as drogas ilícitas.
E, por mais que haja uma carência de estudos na área, especialistas acreditam que o abuso de drogas ilícitas pode contribuir para o desenvolvimento de neoplasias.
Especialistas da área acreditam que o abuso de cocaína, por exemplo, pode elevar o risco de surgimento de tumores e pescoço.
Em contrapartida, o uso abusivo maconha pode estar relacionado com o surgimento de câncer de pulmão e laringe.
Caso essa premissa esteja correta, poderíamos dizer que o abuso de maconha pode ter um efeito similar ao cigarro, já que este é considerado um dos principais fatores de risco para ambos os cânceres mencionados anteriormente.
Como se não bastassem todos esses possíveis riscos que as drogas podem ter sobre a saúde das pessoas, elas também são notoriamente conhecidas por todos os demais prejuízos que acarretam à vida do ser humano.
Por isso, aproveitamos esse dia para comentar sobre a importância de fortalecer as campanhas contra o abuso de drogas e também da realização de pesquisas que possam comprovar de fato a relação entre as drogas ilícitas e o surgimento de neoplasias.
Esse é um assunto que merece a devida atenção, pois se trata de uma questão de saúde pública e pode causar um impacto direto na saúde e vida de milhões de pessoas no Brasil e no mundo.