BLOG

Últimas do blog:

O câncer de estômago é um dos tumores malignos mais comuns e uma importante causa de morte por câncer no mundo!

Compartilhe:

Como é de conhecimento da maioria das pessoas, existem algumas doenças que podem mexer com todo nosso organismo sem que saibamos de imediato. O câncer de estômago é o quinto tumor mais comum em todo o mundo e é, na maioria das vezes, muito silencioso. 

No Brasil, ele é o terceiro tipo da doença mais frequente entre os homens e é o quinto no grupo feminino, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer).

Ele possui alguns tipos que podem acometer os seres humanos de forma agressiva. O tipo adenocarcinoma é responsável por cerca de 95% dos casos de tumor do estômago. Outros tipos de tumores, como linfomas e sarcomas, também podem ocorrer no estômago.

Os linfomas são diagnosticados em cerca de 3% dos casos, já os sarcomas são tumores raros, iniciados nos tecidos que dão origem a músculos, ossos e cartilagens. Um tipo que pode afetar o estômago é o tumor estroma gastrointestinal, mais conhecido como GIST. 

A estimativa de incidência de novos casos é de 21.230, sendo 13.360 homens e 7.870 mulheres (2020 – INCA), em que o número de mortes é de 15.111, sendo 9.636 em homens e 5.475 mulheres (2019 – Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM).

Embora o problema tenha diversas causas, está fortemente associado a uma dieta ruim, especialmente rica em alimentos industrializados e/ou em sal (sódio) e pobre em vegetais. Ainda assim, o risco pode ser aumentado com o excesso de peso e obesidade, consumo de álcool, consumo excessivo de sal, alimentos salgados ou conservados no sal, tabagismo, ter parentes de primeiro grau com câncer de estômago, entre outros.

O CEPHO está conduzindo uma pesquisa clínica voltada para o câncer de estômago e o convida a participar como voluntário no estudo. Clique aqui e conheça os requisitos necessários para a sua participação!