BLOG

Últimas do blog:

Como lidar com o câncer avançado?

Compartilhe:

Descobrir que está com o câncer avançado pode ser uma das situações mais complicadas que uma pessoa e seu ciclo social enfrentará na vida.

Entretanto, por mais que essa seja uma notícia que costuma afetar as pessoas negativamente e levantar questionamentos delas em relação à vida, acontece que, através dos avanços nos tratamentos, é cada vez mais comum que as pessoas com câncer avançado vivam por um tempo superior ao esperado.

Por isso, apesar de todas as preocupações e medos que possam surgir neste momento, é importante saber os caminhos viáveis para administrar esses sentimentos e, além disso, as oportunidades que estão abertas para você!

Em relação à preocupação, conversar sobre os seus sentimentos e angústias pode ser um fator favorável para a sua saúde mental, portanto é recomendável que você procure por apoio profissional de um psicólogo e/ou psiquiatra, que certamente poderão contribuir com o momento de luto que você está vivendo em relação à própria vida e suas expectativas prévias.

Por mais difícil que possa ser encontrar esperança neste momento, é ela quem nos move diariamente e faz com que alcancemos os nossos objetivos, então dedicar parte do seu tempo para atividades que trazem prazer para a sua vida é uma decisão que pode acarretar em momentos únicos e especiais.

Há muitos programas de assistência que podem ajudá-lo(a) neste momento e, inclusive, a equipe médica desempenhará um papel fundamental na sua vida, pois a informação é a melhor aliada que você poderá ter, seja para compreender as possíveis mudanças que ocorrerão no seu cotidiano em decorrência da doença ou para sanas quaisquer dúvidas que possam surgir a respeito do tema.

Lembre-se, é sempre importante ter um canal de confiança e íntegro de informação e, neste ponto, a equipe médica é a mais capacitada para responder sobre as incertezas e inseguranças que você possui.