BLOG

Últimas do blog:

Novembro Azul: os diferentes tratamentos oferecidos aos pacientes que estão enfrentando o câncer de próstata

Compartilhe:

No mês de prevenção ao câncer de próstata, gostaríamos de comentar sobre os principais tratamentos disponibilizados para os pacientes oncológicos que estão enfrentando a doença.

Mas, para isso, é importante compreender que a doença apresenta quatro estádios diferentes sendo eles:

  • Estádio I: câncer encontrado pelo acaso ou devido ao aumento do PSA;
  • Estádio II: câncer encontrado devido à presença de um nódulo confinado à próstata;
  • Estádio III: câncer que infiltrou os tecidos ao redor da próstata como, por exemplo, vesícula seminal, reto e bexiga;
  • Estádio IV: câncer que se espalhou para os linfonodos, ossos ou outros órgãos.

Conhecendo os diferentes estádios do câncer de próstata, é possível entender os diferentes tipos de tratamentos possíveis, tendo em vista que eles se diferem a depender do quadro de cada paciente.

No caso de pacientes que estejam nos estádios I e II, o tratamento pode ser realizado a partir de três formas distintas, sendo elas: cirurgia, radioterapia ou observação vigilante, sendo necessário que a equipe responsável pelo caso defina qual opção é mais adequada para a situação em questão.

Já os pacientes que estão nos estádios III e IV, é recomendada a radioterapia combinada com hormonioterapia e, a depender do caso, do procedimento cirúrgico seguido por radioterapia pós-operatória e, ocasionalmente, tratamento hormonal.

Além disso, ao atingir ossos ou outros órgãos, que se caracteriza como estádio IVB, é indicado um tratamento com hormonioterapia e, em seguida, no momento que a pessoa se torna resistente a esse tipo de tratamento, a quimioterapia.

Você é profissional da área da saúde e quer ficar por dentro das novidades do CEPHO e ter a possibilidade de estabelecer um networking com profissionais altamente qualificados? Faça uma atualização cadastral clicando aqui.

Caso você conheça alguém que se enquadre nos critérios para o nosso estudo sobre câncer de próstata, apresente o CEPHO para a pessoa e a ajude a receber um tratamento inovador!