CEPHO

Blog

Quais são os principais fatores de risco para o câncer?

Compartilhe:

O câncer é uma doença complexa e que merece atenção. Quando mencionamos a palavra “risco” relacionada à doença isso quer dizer que estamos tentando definir qual a chance ou probabilidade de uma pessoa saudável, exposta a determinados fatores e aspectos diversos, desenvolver o câncer.

No câncer, os fatores de risco também são considerados perigosos para diversas outras doenças. É o caso da obesidade e o alcoolismo, por exemplo. Em problemas crônicos como o câncer, os primeiros sinais podem surgir de diversas maneiras, seja por exposições prolongadas a um fator de risco ou então por questões de genética herdadas de outras gerações.

Histórico familiar e genética

É fato que algumas pessoas e famílias em si contam com um risco aumentado de desenvolver certos tipos de câncer, muitas vezes devido a um único gene. Afinal, um cromossomo a mais do que o normal já pode aumentar as chances de um paciente ser afetado pelo câncer. Existem casos em que uma pequena alteração dos cromossomos pode aumentar em até 25 vezes o risco de desenvolver certos tipos de câncer.

Vale ressaltar no entanto, que o assunto ainda passa por muitas pesquisas até os dias de hoje e levanta muitos questionamentos na comunidade científica em si. As mutações genéticas de genes envolvidos no assunto câncer são classificados por oncogenes e genes supressores tumorais, cada um com características únicas e exclusivas.

Alimentação

A alimentação também pode se tornar um fator de risco e é um problema muito comum de muitos pacientes que desenvolveram câncer em diversas etapas de suas vidas. Uma dieta rica em gorduras pode resultar em problemas como a obesidade que está diretamente relacionada com o surgimento de diversos tipos de câncer como o de mama e próstata – dois tipos mais comuns ao se considerar homens e mulheres. O consumo de bebidas alcoólicas também é outro fator de risco conhecido por muitos.

Bactérias, vírus e infecções em geral

Vários vírus podem causar o surgimento de diversos tipos de câncer em humanos. É o caso do papilomavírus humano, também conhecido popularmente por HPV, diretamente relacionado como causa de câncer do colo do útero e câncer de ânus. Em outros casos, certas bactérias também podem causar câncer como o h. pylori, que aumenta o risco de câncer de estômago.

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar o CEPHO em todas as redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.

É profissional de saúde? Acesse nossa área exclusiva e cadastre-se em nossa newsletter!