- Home
- FAQ
FAQ - Dúvidas frequentes
A Pesquisa clínica nada mais é do que um suporte a comunidade científica para identificar novas descobertas a respeito de medicamentos e terapias inovadoras que possam melhorar a qualidade de vida de pacientes acometidos por doenças diversas.
A Pesquisa Clínica como ferramenta de inovação, serve principalmente para buscar minimizar os sintomas ou desdobramentos de doenças que podem afetar o organismo de forma específica ou integral, ou até mesmo encontrar uma forma de curá-la plenamente.
Não, a sua inscrição não garante a sua participação. Isso porque, após a sua inscrição, os profissionais que conduzirão a pesquisa farão uma avaliação sobre o seu perfil, e se ele for condizente com as especificidades do estudo, você poderá então se tornar um participante de pesquisa.
Todos os estudos com pacientes só são efetivados depois de aprovados com o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
O Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), foi criado com a intenção de defender os interesses dos participantes de pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos.
Benefícios:
- Acesso à novos tratamentos, os quais ainda não estariam disponíveis na prática clínica;
- Consultas e exames com mais frequência, conforme descrito nos protocolos clínicos;
- Colaboração voluntária para o avanço das terapias para a melhor oferta de tratamentos futuros com medicamentos mais eficazes e seguros.
Riscos:
- Possíveis efeitos colaterais, alguns ainda não conhecidos;
- Exigência de maior disponibilidade do participante de estudo clínico, tendo em vista a necessidade de acompanhá-lo com maior frequência.
Os profissionais envolvidos em uma pesquisa clínica são multidisciplinares, ou seja, podem ser médicos, farmacêuticos, enfermeiros, biomédicos, entre outros.