O câncer de estômago é o sexto mais incidente entre homens e mulheres conforme localização primária do tumor!

Dentre todos os tipos de câncer, a versão que ataca o estômago é uma das mais perigosas para homens e mulheres. Por isso, é motivo de grande preocupação, pois apresenta altos índices de mortalidade.

O câncer de estômago ocupa, hoje em dia, a sexta posição no ranking dos tipos mais letais de acordo com a localização primária do tumor. Ou seja, quando um câncer se origina no estômago, o perigo é um dos maiores dentre todas as possibilidades.

Outros tipos que aparecem à frente no ranking são: câncer de traqueia, brônquio e pulmão, próstata e o de cólon e reto.

Um fato que torna este tipo de câncer ainda mais perigoso é por apresentar sintomas apenas quando a doença já está em estágio mais avançado. Algumas das consequências mais comuns são: dor abdominal, perda de peso inesperada e fraqueza excessiva.

Herança genética e uma infecção causada por uma bactéria chamada H.pylori são as causas mais comuns para o desenvolvimento do câncer de estômago. É muito importante ficar atento aos possíveis sintomas e buscar auxílio médico ao surgir qualquer tipo de suspeita.

Adotar bons hábitos alimentares, evitar consumo excessivo de álcool e tabagismo são atitudes que podem diminuir os riscos de desenvolvimento do câncer de estômago. A prática de exercícios regulares também é indicada.

E uma iniciativa ainda mais importante é a realização de exames regulares de rotina. Para monitorar a possível existência de um câncer de estômago é essencial a realização da endoscopia, exame capaz de analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno.

Assim como em outros tipos, pacientes que batalham contra o câncer de estômago têm chances muito maiores de sobrevivência se conseguirem um diagnóstico precoce da doença. Por isso, vale ressaltar a importância de realizar exames de rotina e de tornar desta prática um hábito. Se surgir algum tipo de suspeita relacionada ao câncer, procure um médico para agendar exames o quanto antes.

No Cepho estamos conduzindo um estudo clínico sobre Câncer de estomago. Clique aqui e saiba se você atende aos pré-requisitos para participar desta pesquisa!