Se em outubro era celebrado o Outubro Rosa e o mês de prevenção do câncer de mama, em novembro o foco se volta para o Novembro Azul, uma campanha direcionada para os homens e para a prevenção do câncer de próstata.
Assim como o câncer de mama, o câncer de próstata pode ser identificado de maneira precoce, o que contribuirá para as taxas de sucesso do tratamento e para a qualidade de vida do paciente.
Porém, devido a uma série de fatores distintos, dentre os quais estão um estigma em relação ao homem, os exames de prevenção não costumam ser realizados com a frequência necessária e o câncer acaba sendo identificado em estágios mais avançados da doença.
Se tratando do principal tipo de câncer que acomete os homens com mais de 50 anos de idade, o câncer de próstata atingirá um a cada seis homens no decorrer da vida, de acordo com dados elaborados e divulgados pelos Estados Unidos, e causará a morte de um em cada 35 que foram acometidos pela doença.
Esses números poderiam ser reduzidos drasticamente caso a prevenção fosse o principal foco dos homens que se encontram no grupo de risco, que se caracteriza por:
- Homens com idade superior a 50 anos;
- Cujo pai ou irmão apresentou câncer de próstata antes dos 60 anos;
- Excesso de gordura corporal;
- Exposição a aminas aromáticas, arsênio, produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, fuligem e dioxinas;
- Dificuldade em urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou pela noite e presença de sangue na urina.
Desta forma, a campanha do Novembro Azul é de fundamental importância para que alguns tabus sejam quebrados e para que os homens passem a priorizar a prevenção e tenham maior possibilidade de sucesso do tratamento, que pode ser realizado através de cirurgia, radioterapia, terapia hormonal, observação vigilante, sendo necessário que cada caso seja analisado individualmente.
Durante o mês de novembro, o CEPHO publicará diversos conteúdos sobre o câncer de próstata para contribuir para a conscientização e informação da população sobre a doença.
Você é profissional da área da saúde e quer ficar por dentro das novidades do CEPHO e ter a possibilidade de estabelecer um networking com profissionais altamente qualificados? Faça uma atualização cadastral clicando aqui.
Caso você conheça alguém que se enquadre nos critérios para o nosso estudo sobre câncer de próstata, apresente o CEPHO para a pessoa e a ajude a receber um tratamento inovador!