CEPHO

Blog

Fatores de proteção contra o câncer de mama: entenda como a gestação e a amamentação reduzem o risco de desenvolver a doença!

Compartilhe:

Você provavelmente já ouviu falar que ter uma dieta saudável ou praticar atividades físicas pode diminuir seu risco de desenvolver o câncer de mama, não é mesmo? Entretanto, existem muitos outros fatores que podem contribuir para que você não apresente a doença e ainda não são do seu conhecimento. Neste texto você encontrará uma curiosidade sobre os fatores de proteção contra o câncer de mama: a gestação e consequente amamentação!

Alguns estudos têm mostrado que mulheres com múltiplas gestações prévias (principalmente antes dos 35 anos) apresentam risco menor de desenvolver a doença quando comparadas a mulheres que nunca tiveram filhos. Ainda assim, a cada 12 meses de aleitamento, as chances de aparecimento de um tumor mamário diminuem em 4,3%. Números que para esse tipo de doença, fazem a diferença!

Uma possível explicação para isso é que quando a mulher se encontra nessas fases, existe uma redução no número de períodos menstruais de sua vida. Com a interrupção dos ciclos menstruais, serão produzidas menores taxas de hormônios, como o estrogênio, que favorecem o desenvolvimento da doença.

O aleitamento também é responsável pela eliminação e renovação de células que poderiam gerar lesões no material genético e favorecer o surgimento do carcinoma. Portanto, quanto mais prolongada for a amamentação, maior a proteção existirá para a mãe e para o bebê.

Amamente e encoraje o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida. Além de proteger os bebês do sobrepeso, você possuirá menores chances de acometer a doença!

Quer saber mais sobre como prevenir o câncer de mama? Acompanhe as redes sociais do CEPHO, e indique métodos de tratamentos como a Pesquisa Clínica! A sua indicação pode salvar milhares de vidas!