CEPHO

Blog

Qual é a importância da residência médica para o futuro da Medicina?

Compartilhe:

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a residência médica não é uma etapa obrigatória para estudantes de Medicina conquistarem o direito de atuar na área. Mas antes de explicar esse fato, vamos esclarecer o que de fato é a residência médica.

A residência médica é uma oportunidade para estudantes de Medicina recém-formados acumularem conhecimentos mais específicos para a área de atuação que desejam atuar. Para efeito de comparação, tem a mesma representatividade de uma pós-graduação em outros cursos.

Para profissionais que buscam atuar como clínico-geral, a residência médica não é obrigatória, já que seu objetivo é justamente tornar o médico especialista em determinada área.

Então, essa etapa se faz extremamente necessária para aqueles que buscam uma especialização. E qual é o impacto disso na Medicina?

Como você deve imaginar, é enorme! É nesse período que a área forma profissionais com conhecimento ainda mais aprofundado em diferentes partes do corpo, órgãos e no tratamento de doenças variadas.

O período é como um treinamento para o profissional que, sob supervisão de um médico com mais experiência, entra em contato com a realidade que encontrará dentro da área de atuação que escolheu: os desafios, as condições de trabalho, os obstáculos. Um aprendizado prático que lhe permite conhecer aquele que será o seu dia a dia durante a carreira naquela determinada especialidade.

Este programa de residência médica ganhou reconhecimento no final dos anos 1970 no Brasil e rapidamente foi reconhecido como a melhor maneira de um estudante recém-formado em Medicina complementar sua formação com qualidade. Muitas vezes, ao nos depararmos com algum imprevisto de saúde, realizamos uma primeira consulta com um clínico-geral, na busca de identificar o problema. E, geralmente, o segundo passo é direcionar esse paciente a um profissional especializado.

Portanto, a residência médica é indispensável para contarmos com profissionais capazes de encontrar as melhores soluções possíveis para os diferentes tipos de doenças e acidentes que afetam a saúde de alguma forma.